Este Blog destina-se a realização de atividades e interação entre os membros do curso Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGR, em especial os componentes do grupo 4, bem como todo aquele ou toda aquela que quiser expor suas ideias a respeito do tema "Igualdade de gênero, raça / etnia na educação formal".

segunda-feira, 2 de abril de 2012

EXCLUSÃO SOCIAL

Exclusão Digital um fato real


Hoje em dia não da mais pra dizer que a exclusão digital e só um problema de falta de recursos da parte publica ou somente ignorância de um povo mais sim um fato real que aflige o mundo. Em um Planeta onde mais de 1 bilhão de pessoas utilizam a rede não e de forma alguma inconcebível que um povo globalizado não tenha um bom domínio na informática e nos seguimentos que a rede possibilita.
Mas esse problema não e só um fator digital mais esta inteiramente ligada à exclusão social. De fato nos países onde a exclusão digital e mais abundante e também onde os maiores índice de exclusão social são mais preocupantes, falta de saneamento, instalações elétricas, desemprego e claro a miséria por si só são fatores primordiais para entender a exclusão digital, não e possível haver inclusão digital se os direitos básicos aos povos desse mundo de grandes possibilidades mais também de grande injustiça social.
Mais o Brasil esta andando mesmo que seja a passos não muito rápidos. O Brasil aparece na nona colocação, com mais de 27,6 milhões de pessoas conectadas, ou 2,7% do total mundial. Onde em países com grande desenvolvimento os índices são maiores. Um em cada seis usuários está na China (180 milhões), seguida pelos Estados Unidos (163 milhões). O Brasil, apesar de todo o progresso tecnológico, tem aproximadamente 4% da população com acesso à Internet.
Esses fatos mostram como estão completamente ligadas a exclusão digital da exclusão social no mundo. Na África o deserto tecnológico é grande, levando-se em consideração que menos de 30% da população estão nas grandes cidades. Em um continente que reúne mais de 10% dos habitantes do mundo, há 0,31 computador e 2,2 telefones para cada 100 habitantes, torna-se difícil uma política de desenvolvimento com base na tecnologia da informação. Por tanto uma mudança drástica nesse sentido de inclusão social e primordial para inclusão digital. 

http://kartilhadigital.wordpress.com/2010/06/18/exclusao-digital-um-fato-real/

Edna

Nenhum comentário:

Postar um comentário