Políticas Públicas - políticas elaboradas pelo poder executivo para intervir na sociedade, combatendo as desigualdades existentes.
Política de Estado - é a política que continua mesmo após o fim do mandato da pessoa eleita.
Conselhos de Direitos - são órgãos colegiados, permanentes e deliberativos, com o objetivo de formular, supervisionar e avaliar as Políticas Públicas.
Conselhos de Gestão - podem, nos termos definidos nos Estatutos, delegar nos órgãos próprios das unidades orgânicas e nos dirigentes dos serviços as competências consideradas necessárias a uma gestão eficiente.
Fóruns Sociais - é um evento organizado por movimentos sociais de várias organizações, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social.
Movimento Social - é a reunião de pessoas que se põem em movimento pela conquista de um objetivo comum, ou seja, pessoas que se sentem excluídas em alguns direitos se unem e 'lutam' para que eles sejam cumpridos. Essa 'luta se dá, hoje, principalmente através de redes sociais, que 'aproximaram' as pessoas e essa aproximação é vista e percebida nas ruas em passeatas, e manifestações numerosas.
Acordos de Cooperação Internacional - acordos realizados entre partes que enfrentam problemas econômicos e sociais de forma duradoura.
Marcha do Tricentenário da Morte de Zumbi, em 1995 - teve grande importância pois apresentou ao presidente uma pauta de reivindicação de negros e negras, bem como um conjunto de propostas para que políticas públicas de enfrentamento ao racismo fossem efetivadas.
Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH I) - Programa em que o governo assume o compromisso de estabelecer políticas específicas para o combate às desigualdades sociais.
SECAD - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secretaria responsável pela publicação de títulos correlatos à relações de gênero e raça.
M04U3-Sheila
Nenhum comentário:
Postar um comentário