Este Blog destina-se a realização de atividades e interação entre os membros do curso Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGR, em especial os componentes do grupo 4, bem como todo aquele ou toda aquela que quiser expor suas ideias a respeito do tema "Igualdade de gênero, raça / etnia na educação formal".

sábado, 14 de abril de 2012

Programa Bolsa Família no município de Baixo Guandu

O PBF (Programa Bolsa Família) é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O programa tem como objetivo assegurar o Direito Humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável a fome. O Programa contribui para a redução das desigualdades sociais e da Pobreza. Sendo que o PBF atende famílias de todo o território do Município (urbana e rural, e é importante ressaltar que para o exercício de 2012, serão contemplados no plano de ação a execução de serviços referentes ao CRAS volante, e Programa incluir, cujas equipes estarão diretamente envolvidos com o PBF, e deverão ser realizadas visitas domiciliares, na zona urbana e rural, bem como ações atividades específicas do PBF (reunião com as famílias beneficiarias, oficinas e outros) em conjunto com as os respectivos programas.
Coordenadora Municipal do Programa Bolsa Família: Vera Lúcia Gonçalves Ferreira
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social 
O CRAS de Baixo Guandu no momento tem 1045 famílias referenciadas que recebem acompanhamento por profissionais de diversas áreas de atuação. A tendência é que este número aumente no momento que o novo CRAS, que está sendo construído próximo ao Campo Manoel Carneiro, com sua estrutura imponente, poderá atender uma demanda que cresce dias após dia, abrangendo desta forma áreas mais vulneráveis.
CRAS Volante 
O município de Baixo Guandu formalizou o Aceite do Co-financiamento Federal dos Serviços de Proteção Social Básica e ações executadas por Equipes Volantes, com recursos originários do Plano Brasil Sem Miséria. A Equipe Volante é responsável por incluir as famílias no Cadastro Único, realizar encaminhamentos necessários para acesso a renda, para serviços da Proteção Especial e para serviços de outros setores, sempre que couber.
Programa Incluir 
A Equipe do Incluir é vinculada ao CRAS localizado em território com características de alta dispersão populacional, isolamento, áreas rurais, no perímetro Urbano e/ou de difícil acesso, com população em situação de extrema pobreza, que desconhecem seus direitos, sendo que o Incluir vai localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades. Promover a redução da pobreza, a inclusão social, e a promoção da cidadania, tendo como base a emancipação das famílias, envolvendo todos os atores sociais (públicos e privados) e esforços são metas do programa.
Disponível em: http://www.pmbg.es.gov.br
Acesso em 14 de abril de 2012 às 16h05min
Por: Lenira Barbosa Zandomenico

Nenhum comentário:

Postar um comentário