Este Blog destina-se a realização de atividades e interação entre os membros do curso Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGR, em especial os componentes do grupo 4, bem como todo aquele ou toda aquela que quiser expor suas ideias a respeito do tema "Igualdade de gênero, raça / etnia na educação formal".

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Conceitos Módulo V - Unidade IV


Conhecer o contexto de intervenção - importante e indispensável é o fato de conhecer o contexto onde percebe-se a necessidade de intervenção. Suas características peculiares apontarão as atitudes necessárias, elaborando o planejamento a ser seguido e fundamentando o projeto a ser desenvolvido de modo a garantir sua eficiência, eficácia e efetividade.

Diagnóstico - é a análise da situação ou realidade sobre a qual se pretende intervir e servirá de base para a formulação do projeto.

Planejamento - é a ferramenta que possibilita conhecer a realidade e analisar os caminhos a serem seguidos, permitindo o sucesso do programa ou projeto. Ele reflete a realidade para que sejam estipulados os métodos a serem utilizados e os objetivos a serem atingidos.

Monitoramento - processo de acompanhamento na realização de um programa ou projeto. Para que se atinjam os objetivos propostos por algum programa, não se pode deixar de lado o monitoramento pois ele possibilitará a necessidade - ou não - de intervenção ou mudanças. Quando se planeja, leva-se em consideração o problema a ser solucionado, sua urgência, fatores como tempo,organização, pessoas envolvidas, monitoramento e o processo de avaliação.

Projeto Social - é elaborado a partir da necessidade de mudança de determinada realidade. Seu objetivo é o de transformar e mudar situações que não condizem com os direitos assegurados por lei. Para um bom projeto é necessário conhecer bem a realidade-problema. Para tanto, torna-se necessário uma boa pesquisa para levantar os principais dados e realizar um monitoramento constante do desenvolvimento do mesmo.

Projeto Básico - Projeto que deve conter, detalhadamente, as informações técnicas necessárias para a parte financeira, destacando todos os valores a serem investido no projeto. É composto pelas considerações gerais sobre a instituição proponente;  justificativa;  Objetivos e objetivos específicos;  metas / produtos / resultados esperados; público alvo; metodologia / estratégias de ação; prazo; sustentabilidade; detalhamento dos custos; declaração de contrapartida; declaração de adimplência.


Plano de Trabalho - é a forma sucinta de apresentação do projeto de trabalho. É composto pelo cronograma de execução; plano e aplicação e cronograma de desembolso.


Metas e Etapas - são as etapas, caminhos, que organizamos para atingir os objetivos. Ninguém atinge um objetivo sem te-lo definido minuciosamente através de um bom planejamento. Além disso, as metas devem ser embasadas por um objetivo claro e sucinto.


Portaria Interministerial 127/08 - Esta Portaria regula os convênios, os contratos de repasse e os termos de cooperação celebrados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal com órgãos ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos para a execução de programas, projetos e atividades de interesse recíproco que envolvam a transferência de recursos financeiros oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União.
http://www.stn.fazenda.gov.br/hp/downloads/Portaria_Convenio.pdf

M5U04 - Sheila

Nenhum comentário:

Postar um comentário