Este Blog destina-se a realização de atividades e interação entre os membros do curso Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGR, em especial os componentes do grupo 4, bem como todo aquele ou toda aquela que quiser expor suas ideias a respeito do tema "Igualdade de gênero, raça / etnia na educação formal".

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Conceitos Módulo V - Unidade III


Eficiência – Relaciona-se à minimização dos custos e à maximização dos resultados. “Fazer mais com menos”.

Eficácia – Grau de alcance das metas programadas em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados. Está relacionada aos resultados sobre a população beneficiária e a sociedade.
Para ilustrar os conceitos de eficácia e eficiência, gosto de contar o caso 'dos abacaxis':
Um funcionário - João - de uma bem conceituada empresa vai a seu chefe pedir uma promoção, pois um colega - Antonio - que está a apenas 02 anos trabalhando com ele já foi promovido. João é bem recebido pelo chefe e inicia a conversa, pois tem uma certa 'intimidade' construída ao longo dos seus 25 anos de trabalhos dedicados a ela (empresa). Antes de dar-lhe uma resposta, o chefe o pede que vá à quitanda da esquina e veja se tem abacaxis, pois pretende servir a fruta como sobremesa aos funcionários nesse dia. João leva 15 min para atender o pedido do chefe e, quando volta, vai ao seu encontro. Então, inicia-se o diálogo:
- Chefe, fiz o que me pediu e sim, ele têm abacaxis.
- Ótimo João. Então, já fez o pedido?
- Chefe, o Sr. só disse que era para ver se eles tinham abacaxis para vender e foi isso que eu fiz.
- Pois bem João. Você veio pedir uma promoção e questionou o motivo de Antônio, mais novo aqui que você, a tenha recebido. Não vou responder, vou demonstrar a você.
Assim, dirige-se a sua secretária e pede que chame Antônio à sua sala.
- Antônio, tenho um pedido a fazer-lhe:
- Pois não chefe.
- Preciso que vá à quitanda da esquina e veja se tem abacaxis, pois pretendo servir a fruta como sobremesa aos funcionários nesse dia.
E, 15 min depois, Antonio volta à sala do chefe que continua acompanhado de João.
- E então, Antônio, eles têm abacaxis?
- Sim, chefe. E como o Sr. disse que gostaria de servir abacaxi hoje, já fiz as encomendas e, como também tinha outras frutas da época e, portanto mais baratas, aproveitei e encomendei bananas, mamões, laranjas e melancias, pois poderá sugerir saladas de frutas para o restante da semana.
Dito isso, Antonio cumprimentou-os e saiu da sala. João, que a tudo assistiu boquiaberto, compreendeu a promoção do colega e nada respondeu quando o chefe perguntou-lhe o que era mesmo que ele estava pleiteando?
Aqui, temos João 'o eficiente'  e Antônio 'o eficaz'.

Efetividade – representa a relação entre os resultados alcançados (impactos observados) e os objetivos (impactos esperados) que motivaram a sua atuação, ou seja, a capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo.

Controle social - participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e resultados. Trata-se de uma ação conjunta entre Estado e sociedade em que o eixo central é o compartilhamento de responsabilidades com vistas a aumentar o nível da eficácia e efetividade das políticas e programas públicos.

SICONV – É o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses, instrumento público que viabiliza aos órgãos concedentes e  convenentes o gerenciamento on-line de todos os convênios cadastrados, sendo obrigatório para todas as operações de transferência voluntária do Governo Federal.

Monitoramento - é uma ferramenta importante para o acompanhamento (coleta e análise) do desenvolvimento de um projeto, fornecendo uma base sólida para a avaliação do mesmo, permitindo sua eficiência e eficácia. É baseado em metas e atividades dirigidas durante as fases de planejamento do trabalho, não permitindo que se afaste de sua linha de aplicação, possibilitando a identificação de falhas e permitindo solucioná-las.

Avaliação - é a análise do real impacto do projeto em relação ao planejamento estratégico, observando se as consequências foram positivas ou negativas, bem como a necessidade de intervenção e mudanças em sua aplicabilidade. Compara o que foi formulado para ser realizado com o que foi feito e como isso foi alcançado.
Baseado no texto "Monitoramento e Avaliação" do site https://www.civicus.org/new/media/Monitoramento-e-Avaliacao.pdf. Acesso em 13/05/2012.

Empowerment - Pressupõe poder, liberdade e informação delegadas às pessoas para tomar decisões e participar ativamente da organização. O controle centralizado é deixado de lado, pois o poder é difundido e compartilhado por todos os membros, garantindo rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão de outros membros na organização. Assenta-se em quatro bases principais: poder, motivação, desenvolvimento e liderança. Não é um sistema fixo, pois varia de acordo com o grau de delegação de poder, que pode ser maior ou de menor capacidade, dependendo do desempenho de quem o receber.

Avaliação por objetivos - realizada através de métodos para comprovar as hipóteses previamente estabelecidas, baseando-se num enfoque dedutivo.

Indicador - é uma medida utilizada para medir quantitativamente um conceito e informar alguma coisa sobre determinada realidade social para fins de pesquisa ou monitoramento e avaliação de programas.

Meios de verificação - fontes que podem ser consultadas para realiar a verificação se os objetivos do programa estão sendo atingidos ou se há a necessidade de intervenção e alteração.

M05U03 - Sheila

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