Eficiência – Relaciona-se à minimização dos
custos e à maximização dos resultados. “Fazer mais com menos”.
Eficácia – Grau de alcance das metas
programadas em um determinado período de tempo, independentemente dos custos
implicados. Está relacionada aos resultados sobre a população beneficiária e a
sociedade.
Para
ilustrar os conceitos de eficácia e eficiência, gosto de contar o caso 'dos
abacaxis':
Um
funcionário - João - de uma bem conceituada empresa vai a seu chefe pedir uma
promoção, pois um colega - Antonio - que está a apenas 02 anos trabalhando com
ele já foi promovido. João é bem recebido pelo chefe e inicia a conversa, pois
tem uma certa 'intimidade' construída ao longo dos seus 25 anos de trabalhos
dedicados a ela (empresa). Antes de dar-lhe uma resposta, o chefe o pede que vá
à quitanda da esquina e veja se tem abacaxis, pois pretende servir a fruta como
sobremesa aos funcionários nesse dia. João leva 15 min para atender o pedido do
chefe e, quando volta, vai ao seu encontro. Então, inicia-se o diálogo:
-
Chefe, fiz o que me pediu e sim, ele têm abacaxis.
-
Ótimo João. Então, já fez o pedido?
-
Chefe, o Sr. só disse que era para ver se eles tinham abacaxis para vender e
foi isso que eu fiz.
-
Pois bem João. Você veio pedir uma promoção e questionou o motivo de Antônio,
mais novo aqui que você, a tenha recebido. Não vou responder, vou demonstrar a
você.
Assim,
dirige-se a sua secretária e pede que chame Antônio à sua sala.
-
Antônio, tenho um pedido a fazer-lhe:
-
Pois não chefe.
-
Preciso que vá à quitanda da esquina e veja se tem abacaxis, pois pretendo
servir a fruta como sobremesa aos funcionários nesse dia.
E,
15 min depois, Antonio volta à sala do chefe que continua acompanhado de João.
-
E então, Antônio, eles têm abacaxis?
-
Sim, chefe. E como o Sr. disse que gostaria de servir abacaxi hoje, já fiz as
encomendas e, como também tinha outras frutas da época e, portanto mais
baratas, aproveitei e encomendei bananas, mamões, laranjas e melancias, pois
poderá sugerir saladas de frutas para o restante da semana.
Dito
isso, Antonio cumprimentou-os e saiu da sala. João, que a tudo assistiu
boquiaberto, compreendeu a promoção do colega e nada respondeu quando o chefe
perguntou-lhe o que era mesmo que ele estava pleiteando?
Aqui,
temos João 'o eficiente' e Antônio 'o
eficaz'.
Efetividade – representa a relação entre os
resultados alcançados (impactos observados) e os objetivos (impactos esperados)
que motivaram a sua atuação, ou seja, a capacidade de produzir um efeito, que
pode ser positivo ou negativo.
Controle
social - participação
da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na
execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e
resultados. Trata-se de uma ação conjunta entre Estado e sociedade em que o
eixo central é o compartilhamento de responsabilidades com vistas a aumentar o
nível da eficácia e efetividade das políticas e programas públicos.
SICONV – É o Sistema de Gestão de Convênios
e Contratos de Repasses, instrumento público que viabiliza aos órgãos
concedentes e convenentes o
gerenciamento on-line de todos os convênios cadastrados, sendo obrigatório para
todas as operações de transferência voluntária do Governo Federal.
Monitoramento - é uma ferramenta importante para o
acompanhamento (coleta e análise) do desenvolvimento de um projeto, fornecendo
uma base sólida para a avaliação do mesmo, permitindo sua eficiência e
eficácia. É baseado em metas e atividades dirigidas durante as fases de
planejamento do trabalho, não permitindo que se afaste de sua linha de
aplicação, possibilitando a identificação de falhas e permitindo solucioná-las.
Avaliação - é a análise do real impacto do
projeto em relação ao planejamento estratégico, observando se as consequências
foram positivas ou negativas, bem como a necessidade de intervenção e mudanças
em sua aplicabilidade. Compara o que foi formulado para ser realizado com o que
foi feito e como isso foi alcançado.
Baseado
no texto "Monitoramento e Avaliação" do site
https://www.civicus.org/new/media/Monitoramento-e-Avaliacao.pdf. Acesso em
13/05/2012.
Empowerment - Pressupõe poder, liberdade e
informação delegadas às pessoas para tomar decisões e participar ativamente da
organização. O controle centralizado é deixado de lado, pois o poder é difundido
e compartilhado por todos os membros, garantindo rapidez, flexibilidade e
capacidade de decisão de outros membros na organização. Assenta-se em quatro
bases principais: poder, motivação, desenvolvimento e liderança. Não é um
sistema fixo, pois varia de acordo com o grau de delegação de poder, que pode
ser maior ou de menor capacidade, dependendo do desempenho de quem o receber.
Avaliação
por objetivos -
realizada através de métodos para comprovar as hipóteses previamente
estabelecidas, baseando-se num enfoque dedutivo.
Indicador - é uma medida utilizada para medir
quantitativamente um conceito e informar alguma coisa sobre determinada
realidade social para fins de pesquisa ou monitoramento e avaliação de
programas.
Meios
de verificação -
fontes que podem ser consultadas para realiar a verificação se os objetivos do
programa estão sendo atingidos ou se há a necessidade de intervenção e
alteração.
M05U03 - Sheila
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