Este Blog destina-se a realização de atividades e interação entre os membros do curso Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGR, em especial os componentes do grupo 4, bem como todo aquele ou toda aquela que quiser expor suas ideias a respeito do tema "Igualdade de gênero, raça / etnia na educação formal".

domingo, 24 de julho de 2011

Reflexões acerca das relações de igualdade de gênero e raça/etnia no Brasil


Há muito que falamos em direitos humanos, igualdade de direitos, mesmo percebendo que a coisa não era bem assim e, ainda não é bem assim. 
Mas, ao menos agora temos mudanças nas leis que universalizaram esses direitos humanos. Se a intenção era boa inicialmente, melhor ainda depois  do olhar direcionado para as chamadas minorias ou, grupos específicos,  onde se constata que a s leis universais são boas, mas não a ponto de atingir grupos que ainda vivem sob opressão.  
Decerto que a luta em favor de reconhecimento parte desses grupos minoritários que vai ganhando forças até alcançar os senhores da lei que se vêem obrigados a criar mecanismos que garantam direitos iguais de fato. 
Assim surge a política de ações afirmativas. A história  mostra que esta não é uma política tão recente assim em nosso país, e que são essas ações que vem garantindo direitos como as cotas para deficientes em concurso público, uma infinidade de direitos aos idosos, direito a aposentadoria diferenciada para as mulheres. 
A mais polêmica é a das cotas para os estudantes negros nas universidades e pode-se afirmar que, esta é a que mais tem contribuído para o debate acerca da questão do racismo. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário