Em maio deste ano, veio à tona a existência de um kit anti-homofobia que seria distribuído entre as escolas públicas de ensino médio. O material, que era mantido em segredo pelo MEC (Ministério da Educação) circulou pela internet antes mesmo de ser aprovado pela pasta e seu conteúdo gerou grande repercussão.
A reportagem do R7 conseguiu acesso a cinco vídeos que estavam em análise pelo governo federal para entrar no pacote. O mais conhecido deles, Encontrando Bianca foi parar no YouTube depois de ser exibido num seminário da Câmara dos Deputados em novembro do ano passado.
No curta-metragem, com duração de quatro minutos, José Ricardo, um estudante adolescente, conta em primeira pessoa como descobriu que era um travesti e como enfrentou o preconceito e a discriminação entre os colegas e professores.
Em 25 de maio, a presidente Dilma Rousseff decidiu suspender o kit anti-homofobia. A declaração foi feita pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência.
O anúncio de Carvalho foi feito após reunião com representantes do partido e da bancada religiosa na Câmara. De acordo com Carvalho, a presidente Dilma assistiu aos vídeos e não gostou do material.
- A presidente viu e não gostou. Achou que não era propício, achou o material inadequado. Por isso, foi suspensa a produção desse material.
Luciana Aparecida Medeiros Pereira Barcellos
Nenhum comentário:
Postar um comentário