Este Blog destina-se a realização de atividades e interação entre os membros do curso Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGR, em especial os componentes do grupo 4, bem como todo aquele ou toda aquela que quiser expor suas ideias a respeito do tema "Igualdade de gênero, raça / etnia na educação formal".

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PLANO DE AÇÃO - MÓDULO 3

Identificação dos Fatores que Influenciam no Aumento da Discriminação Racial no Mercado de Trabalho do Município de Baixo Guandu - ES


Identificação do/a cursista:

Nome: Nelcimar Siqueira
Órgão em que trabalha: Prefeitura Municipal de Baixo Guandu - ES
Cargo: Técnico em Contabilidade
Função: Captação de recursos junto aos Órgãos Governamentais (Estado e União), acompanhamento da execução de convênios / contrato de repasses e elaboração de prestação de contas.
Município:  Baixo Guandu - ES
Observação (caso seja necessário): Plano de Ação postado em comum acordo pelos cursistas do grupo 04
Número da turma: GPP 001
Nome da professora on-line: Adriana Pereira Leite
Data de finalização: 02/12/2011

Objetivo Geral da Ação:

Inserir a população negra no mercado de trabalho.

Justificativa

Considerando que o município de Baixo Guandu – ES tem sua economia baseada na produção agrícola/agropecuária, e em consequência deste, é movido pela sazonalidade do escoamento da produção agrícola, um outro seguimento que se destaca na região urbana, como o maior na absorção da mão de obra local e geração de emprego, é o comércio. Porém, é comum se observar que pessoas de cor branca sempre ocupam a maioria das vagas ofertadas no comércio, sendo esta a impressão que se tem - no visual - onde os cargos ou funções que estão diretamente em contato com o publico/cliente – Vendedores/as, Atendentes, Recepcionista, Caixa - são sempre ocupados por pessoas de cor branca.  Por outro lado, percebe-se que o comércio absorve a mão obra de pessoas de cor negra porém, na maioria dos casos, estas ocupam vagas como auxiliares, faxineiras, ajudantes, ou seja, aquelas que não aparecem e/ou não estão em contato direto com publico e que por sua vez são menos remuneradas.


Descrição da ação

Buscando a inserção destas pessoas - homens e mulheres negros/as - no mercado de trabalho local, visa-se resgatar a autoestima deste grupo, além de possibilitar e assegurar o direito da igualdade e reconhecimento pelo seu trabalho.
Sabemos que o desemprego é um dos principais motivos no aumento da violência, mortalidade infantil, agravos de doenças e complicações e outras que fogem do controle da maioria e/ou do “raio de ação” das políticas publicas existentes.
Portanto, em primeiro lugar, será realizada uma pesquisa junto aos comerciantes locais e sindicato da categoria a fim de identificar o número de vagas geradas/ofertadas, bem como o perfil do profissional que este mercado procura. Posteriormente, identificar a forma e os critérios utilizados na admissão dos funcionários, a fim de identificar a existência de formas discriminatórias e das vagas existentes e/ou conquistadas, qual o percentual de pessoas (homens e mulheres) de cor negra que trabalham nas empresas. E por último, por meio de cursos profissionalizantes, lapidar este profissional procurado pelo mercado de trabalho local.
Após o levantamento e coleta dos dados pleiteados haverá uma maior precisão dos quantitativos que, por si, confirmarão a realidade que é perceptível a 'olho nu'.



CRONOGRAMA



META
ETAPA
DESCRIÇÃO
(Planejamento)
PERÍODO
(Execução)
01

Identificação dos Fatores que Influenciam no Aumento da Discriminação Racial no Mercado de Trabalho do Município de Baixo Guandu - ES



12 meses
(Jan a Dez)
01
01
Aplicação do questionário para levantamento dos dados (numero de vagas ofertadas, número de pessoas de cor negra ocupantes destas vagas e perfil profissional procurado pelo mercado local)


02 meses
(Jan e Fev)
01
02
Aplicação de cursos profissionalizantes a homens e mulheres de cor negra e vitimas desta exclusão social e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.


10 meses
(Mar a Dez)


OBSERVAÇÃO: O projeto terá duração de um ano podendo ser prorrogado por igual período. As pessoas beneficiadas serão classificadas por renda per capita familiar, grau de vulnerabilidade e vitimas de discriminação racial.

População Beneficiada

População com idade economicamente ativa de cor negra, vitima de discriminação racial no mercado de trabalho local – Baixo Guandu – ES.

2 comentários:

  1. Meu nome é Elisabeth (São Luis-MA), caros colegas de curso, minha tutora pediu para refazer a atividade 4 do Módulo 2(Feminismo e suas implicações nas relações politicas. No entanto não concordei com as considerações postadas.Gostaria que me auxiliassem nessa atividade.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir