Este Blog destina-se a realização de atividades e interação entre os membros do curso Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGR, em especial os componentes do grupo 4, bem como todo aquele ou toda aquela que quiser expor suas ideias a respeito do tema "Igualdade de gênero, raça / etnia na educação formal".

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Conceitos Módulo II - Unidade 2 - Gênero e Hierarquia Social

Ideologia - é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos, podendo estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais. É assim que o termo é usado nos textos, ao definir o pensamento das pessoas a respeito da dicotomia masculino/feminino ao longo do tempo.
Dicotomia - Tratando-se da oposição entre duas coisas, da forma de classificar algo sob apenas duas possibilidades, no texto é usada como classificadora dos papeis masculino e feminino que são desempenhados na sociedade.
Produção (no texto diz respeito ao masculino) - o homem produz as coisas com sua superioridade histórica e naturalmente adquirida.
Reprodução (no texto diz respeito ao feminino) - não tem capacidade de produção, apenas reproduz as produções masculinas. Por outro lado, a mulher também é vista como mais apegada à natureza e, devido a isso, condicionada apenas a reprodução como forma de perpetuação da espécie.
Violência Simbólica - o tipo de violência que ainda nos atinge massivamente nos dias atuais: a verbal e moral. Suas principais vítimas, hoje, são as mulheres que a sofrem de seu maridos / companheiros e, por motivos diversos - sendo os filhos o maior deles - calam-se diante da sociedade. Esse tipo de violência pouco se percebe por suas marcas serem praticamente invisíveis às pessoas que não acompanham a vida daquelas que a sofrem.

Interseccionalidade – Como se trata do encontro entre dois pontos, no texto é usada visando incluir questões raciais em debates de gênero, como o faz Kimberle Crenshaw.

Assexualização - O texto trata que a mulher assegura sua honra (em determinados período e contexto histórico) não sentindo ou não demonstrando sentir prazer sexual, agindo como se fosse mero objeto para uso masculino e perpetuação da espécie.


Sheila Cristina Venturini Rodrigues

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