- O movimento negro - Trata-se de movimento social composto por pessoas de diversas origens étnicas, que defendem a igualdade entre as pessoas, descartando qualquer tipo de preconceito referente a sua origem racial. A motivação para o surgimento do Movimento vem das estatísticas que apresentam que o negro (homem/mulher) é maioria nos presídios e favelas e as mulheres ocupam o cargo de 'domésticas'.
- Intelectuais - Mulheres que tem condições de 'produzir e influenciar pensamentos' e se engajam no movimento em busca da igualdade de gênero e raça / etnia em todos os setores sociais.
- Movimento de Mulheres negras - Formado por mulheres e intelectuais para lutarem contra o preconceito referente a mulher negra, que lhe impõe uma imagem de confinamento a determinados papeis e funções sociais, estigmatizando-as.
- Eurocentrismo - Linha de pensamento que coloca a Europa - principalmente sua cultura e povo - como centro de construção da sociedade.
- O movimento negro contemporâneo - A luta do Movimento Negro agora é pela aceitação de que os negros já eram 'livres' antes mesmo de sua 'libertação oficial', segundo Camargo. A maioria dos escravos já teria conquistado sua liberdade por suas próprias mãos e a Abolição veio apenas para confirmar o inevitável, pois o Brasil foi o último país a abolir a escravatura. Dessa forma, alguns autores defendem a comemoração em 20/11 - Dia da Consciência Negra - no lugar de 13/05 - Dia da Abolição da Escravatura - dentre outras conquistas que pleiteiam, pois acreditava-se que éramos um país sem racismo, até que as estatísticas governamentais nos apontaram o contrário.
- Alforria - nome dado a libertação de escravos no Brasil e em outras colônias europeias nas quais foi implantada a escravidão.
- TEN - Teatro Experimental do Negro - um dos pilares da luta pela igualdade racial no Brasil. Segundo o pensamento de Nascimento e Larkin, através do TEN havia possibilidade do reconhecimento da herança africana e da personalidade afrobrasileira, pois trabalhavam essas temáticas em formas de apresentações teatrais.
- A constituição de 1988, das leis à implementação dos direitos - Com a militância e engajamento das pessoas nos Movimentos Sociais, algumas conquistas foram alcançadas pelo Movimento Negro a partir da Constituição de 1988. Esse engajamento fez com que fossem criadas e implementadas políticas voltadas à população negra. Dessa forma, as práticas sociais do Movimento configurou-se em associações civis, abrangendo mais amplamente a sociedade e possibilitando a aplicabilidade e garantia dos direitos conquistados.
Sheila Cristina Venturini Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário