Desigualdade e Estratificação Social - trata-se da divisão da sociedade - hierarquicamente - de acordo com gênero/raça e poder/riqueza.
Resumo do quadro atual das desigualdades raciais no Brasil - No Brasil o racismo ainda existe porém, na forma mais cruel, a velada. Assim, nos orgulhamos de combatê-lo (racismo) quando, na verdade, o propagamos das mais diversas maneiras. Não existe esfera social em que ele não esteja presente: educação, saúde, trabalho, são apenas alguns dos exemplos. Percebo como principais esferas afetadas a educação e o trabalho, em que considero as bases do crescimento social e onde essa desigualdade é gritante.
As desigualdades raciais na educação - Presumem-se que negros, mestiços ou descendentes sejam menos aptos a frequentarem universidades ou faculdades por competências próprias. Dessa forma, encontramos - em níveis mais altos de ensino - cada vez menos negros.
As desigualdades raciais no mercado de trabalho - Já é complicado para uma mulher ser reconhecida em termos de igualdade com os homens e, sendo negra, sua situação fica pouco mais complicada. Nossa sociedade ainda é uma sociedade machista e paradigmática, que ainda propaga o racismo de forma velada, o que o torna ainda mais cruel.
A situação das mulheres negras no mercado de trabalho - A discriminação com a mulher negra no mercado de trabalho é visível quando são analisados dados como o salário e o número de vagas ocupadas por elas, sendo que seu salário médio - no emprego formal - é quase a metade do salário de um homem branco.
- Relação funcional - relação existente entre a preservação e obtenção dos privilégios de alguns (brancos) sobre a desqualificação de outros (negros).
- Racialmente endogâmicos - Pessoas que acreditam alcançar a 'pureza' humana através da união (por casamentos) entre aqueles pertencentes à mesma etnia.
Sheila Cristina Venturini Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário