Embranquecimento - para resolver o 'problema' da mistura racial foram realizadas propostas que incentivavam o ingresso de imigrantes europeus e europeias no Brasil, com a intenção de depurar a maioria da população, então constituída de negros, índios e mestiços.
Identidade - conjunto de características singulares que formam o individuo e permite aos outros o conhecerem e se relacionarem com ele.
Integração - quando o indivíduo se sente como membro de um grupo por partilhar as suas normas, valores, crenças e costumes.
Assimilação - Processo social no qual indivíduos e grupos diferentes aceitam e adquirem padrões comportamentais, tradição, sentimentos e atitudes de outra parte, sendo um ajustamento interno.
Epifenômeno - fenômeno causado por outro fenômeno.
Grupos Focais - metodologia usada para provocar o relato exato do ponto de vista dos componentes de um grupo sobre determinado assunto.
Sociedade Estamental - Característica da Idade Média, onde a posição social de uma pessoa era de acordo com sua origem.
- Democracia Racial - convivência pacífica entre os grupos raciais.
- Ethos - Traços característicos de um povo ou grupo social.
- Black Power - o movimento de orgulho racial, onde contribuiu para a criação de instituições culturais e políticas negra para cultivar e promover interesses coletivos.
- Nação - reunião de pessoas (povo) quase sempre de um mesmo grupo étnico, partilhando os mesmos interesses e valores.
- Mestiço como símbolo nacional - Como o Brasil é um pais de misturas étnicas, uma das soluções encontradas para o problema de sua imagem perante outros países a respeito da superioridade racial, foi lançar o mestiço como símbolo e promover políticas que incentivassem os 'brancos' europeus a estabelecerem-se aqui.
- Preconceito de classe ou de cor - Ainda perceptível - quase de forma palpável na realidade - esse preconceito refere-se a não aceitação do outro devido sua origem ou a cor de sua pele.
Sheila Cristina Venturini Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário