Etnocentrismo - Um grupo social ou pessoa, que tem o mesmo hábito e crença, discrimina o outro por acreditar ser superior aos demais.
Assimilação - grupos ou pessoa culturalmente distintos que aceitam a cultura do grupo predominante como sua própria, podendo chegar a acomodação para a resolução de possíveis conflitos.
Racialismo - aspectos culturais ou físicas que determinam as diferenças entre as pessoas.
Xenofobia - medo, indiferença ou negação do outro em relação a pertencer a grupos culturais ou étnicos distintos ao seu, culminando em atitudes racistas.
Racismo - quando se pensa que há 'raças humanas superiores' geralmente relacionadas a características físicas ou hereditárias que distinguem umas pessoas das outras.
Iluminismo - movimento cultural ocorrido no século XVII na Europa pelos intelectuais da época para mobilizar o poder da razão a fim de mudar alguns pensamentos da época, do qual fazia parte a crença de que 'certas pessoas' já nasciam 'predestinadas' a exerecer determinadas atividades ou fazer parte de determinados grupos.
Nazismo - movimento baseado no tradicionalismo e nacionalismo, rejeitando todas as culturas diversas.
Unitarismo - sistema político em que não há divisão de poderes
Diferencialismo - desenvolvimento separado dos povos e das culturas para evitar a 'mestiçagem'. Defende um modelo onde cada sociedade etnica possa se organizar autonomamente sem a junção com as demais.
Universalismo - Os interesses de um grupo social local passa a ser liberal, porém, sem perder qualquer especificidade.
Determinismo Hereditário - O desenvolvimento ou posição social da pessoa dependeria apenas do seu componente hereditário.
Monogeísmo - A crença de que, desde Adão, as pessoas teriam uma descendência única.
Poligeìsmo - A crença de que as pessoas descendem de várias etnias.
Predestinação - A pessoa já nasce destinada a cumprir determinado papel ou ter certas atitudes, tornando-a superior ou inferior às demais.
Arianismo - Supõe uma origem hereditária nobre, 'seres geneticamente perfeitos', que levaram à segregação e a guerra.
Seleção Natural - A herança genética do mais forte, por deixarem mais descendentes.
Cultura - Conjunto de costumes e modos de agir de um povo ou grupo, que adapta as pessoas à realidade em que está inserida.
Etnologia - Estudo das características étnicas, onde há comunhão de cultura e língua e as pessoas interagem entre si frequentemente.
Antropologia evolucionista - ideias acerca de que uns povos se desenvolviam mais que os outros e, portanto, eram melhores. O termo 'civilização' era usado para 'classificar' esses povos.
Antropologia Funcionalista - As pessoas eram classificadas de acordo com suas funções no grupo social.
Apartheid - Termo usado para identificar uma segregação racial.
Raça - trata-se de um conceito que segue diversos parâmetros para classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica. Porém, hoje apresentam-se outras formas de entendimento "desde que se utilizaram os métodos genéticos para estudar populações humanas, essas classificações e o próprio conceito de raças humanas deixaram de ser utilizados, persistindo o uso do termo apenas na política, quando se pede igualdade racial ou na legislação quando se fala em preconceito de raça." (citação retirada do endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7a em 31/10/2011).
Darwinismo Social - apresenta uma ideia de que algumas sociedades e civilizações são dotadas de valores que as colocam em condição de superioridade em relação às demais.
Mestiçagem - mistura entre pessoas de diferentes origens genéticas.
Etnia - grupo de pessoas ou comunidade unidas por afinidades culturais.
Antirracismo - termo utilizado para demonstrar a conscientização das pessoas que se apresentam contra o racismo.
Sheila Cristina Venturini Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário